quinta-feira, agosto 19, 2004

Relacionamentos

Muito se houve, muito se vê, muito se sente sobre os relacionamentos na salsa. Mas afinal o que se passa com a salsa? O problema é da salsa? É dos salseiros? Será da água?

Para mim a questão é bastante simples. A salsa é para todos nós um “part-time”, um escape, uma forma de se divertir, da mesma forma que outras pessoas andam de bicicleta, correm, fazem ginástica, jogam tênis ou qualquer outra actividade. É natural nestas situações estarmos mais descontraídos, aproveitarmos para conhecer outras pessoas, esperarmos encontrar gente interessante e também, em alguns casos, aproveitar para tentar “engatar”... Ao deixarmos cair algumas das barreiras que colocamos à nossa frente no dia a dia, ficamos mais expostos mas também mais vulneráveis.

Alguns de nós estamos carentes, outros sentem necessidade de se afirmar, outros estão cheios de carinho que querem partilhar, outros querem apenas um “chuto” de boa disposição, outros aspiram a tornarem bailarinos perfeitos e a lista continua.....

A todos estes motivos junta-se um outro ingrediente: a dança. Dançar é também sensualidade. Encostarmo-nos a alguém não é comum. Qual a percentagem das pessoas que conheço na salsa a quem já me encostei? A quem já “abracei” numa kizomba? Qual a percentagens de colegas de trabalho a quem fiz o mesmo?.... Pois, aqui a dança é inegavelmente diferente.

Por isso, enquanto para muitos de nós dançar, abraçar é sinónimo de diversão e de partilha de bons momentos, para outros pode ser uma forma de aproximação para dar e receber carinho ou algo mais. No entanto, julgo que todos ganham. Se uns se querem divertir e conseguem-no, óptimo. Se outros precisam de carinho e o encontram na salsa, óptimo.

Os relacionamentos entre salseiros por vezes acabam? Por vezes são curtos? Pois é, mas o mesmo acontece com TODOS os relacionamentos... so what? Quem não arrisca, não petisca!

Parece-me por isso que se tenta por vezes deitar a culpa das desventuras dos relacionamentos para cima da salsa... coitada da salsa! “La salsa no puede parar”. Espero que cada um de nós continue a retirar da salsa aquilo que necessita. Não é costume na salsa invadir-se o espaço do parceiro, vulgo “abusar”. Se acontecesse, é apenas a excepção que confirma a regra. Portanto:

vivam a salsa da forma que esta vos fizer mais feliz

é o que eu tento fazer...

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito se ouve sobre os relacionamentos na salsa... ouvimos nós que estamos na salsa. Os outros, os que vão ao ginásio, ou às discotecas "normais", ou aos ciber-cafés, ou ainda, os que são workaholics, falam dos relacionamentos nos ginásios, na noite, na internet ou nos locais de trabalho!

Ou seja, efectivamente fala-se é de relacionamentos, que são complicados em qualquer situação. O problema é social: as pessoas cada vez se aproximam menos, se entregam menos, cada vez vivem mais fechadas em si mesmas. E, quando se atinge um determinada faixa etária, as coisas ainda se podem complicar muito mais porque as pessoas carregam mais mágoas, mais fantasmas, ou seja, mais passado!

Mas todos nós precisamos de carinho e de emoção na nossa vida. Quem dança consegue obter esse carinho e essa emoção mais facilmente, pelas razões que tu próprio apresentas. O que quer dizer que as pessoas acabam por se fechar ainda mais... pelo menos uns. Outros abrem-se a todos/as e não assentam em ninguém. Daí eu muitas vezes dizer que manter relacionamentos na salsa é muito complicado porque os salseiros não estão abertos a isso.

Por outro lado, eu própria devo admitir que não me parece fácil manter um relacionamento na salsa. Os motivos são vários mas posso distinguir dois: o ciúme e o fecharmo-nos, em parte, aos outros. Ver o nosso companheiro dançar uma kizomba agarradinho não é fácil. Mas ter que passar a dançar a maior parte do tempo com uma só pessoa também não é fácil. Onde está o erro? Em nós que mudamos a nossa forma de agir. É corrigível? Pode ser mas, muitas vezes, quando o tentamos corrigir já é tarde.

Assim, eu acho que o mundo da salsa não é um mundo muito propício a relacionamentos estáveis. O resto do Mundo é? Talvez também não seja. Devíamos abrir-nos mais aos outros? Sem dúvida. Mas quantos de nós não o tentámos já e não conseguimos nada de bom com isso?

Mas, para mim, uma coisa é certa: a salsa faz bem à alma e ao corpo e enquanto eu puder, e sentir prazer nisso, vou continuar a dançar e a "viver a salsa da forma que esta me fizer mais feliz!"

18/8/04 14:31  
Anonymous Anónimo said...

Claro que os relacionamentos são dificeis, em todos os ambientes do universo, principalmente porque já não temos 15 anos e quase de certeza todos nós já sofremos "por amor". E doi, doi muito por isso ficamos de pé atrás... Mas enquanto tudo corre bem é tão bom que vale o risco, por isso arriscamos!
A salsa pode é confundir cabeças...certos abraços, certos olhares, a paixão que algumas salseiras e salseiros põem na sua dança confunde por vezes algumas almas carentes que pululam o nosso universo salseiro.
A forma como nos sentimos sedutores implica que assim nos vejam e assim nos sintam.

18/8/04 17:07  
Anonymous Anónimo said...

Relacionamentos...

Curiosamente, numa destas noites de salsa, tive uma conversa muito interessante sobre este tema.

Por um lado, chegámos à conclusão que algum planeta nos anda a influenciar com a sua passagem e a provocar o fim de tantos relacionamentos... conclusão importantissíma! :)

Por outro, chegámos também à conclusão que as pessoas estão viciadas na paixão e nas emoções que ela nos dá. Assim, em vez de construírem relacionamentos duradouros, baseados na amizade, na confiança e no companheirismo, saltam de relacionamento em relacionamento à procura daquela emoção inicial. Pensam que têm imensos problemas nesta relação e que têm de saltar para outra e não se aperecebem que vão encontrar sempre os mesmos problemas porque eles próprios não estão disponíveis para mudar.

Eu acredito verdadeiramente nisso porque muitas vezes foi assim que vivi os meus relacionamentos... sempre à procura do relacionamento ideal, sempre à procura da emoção das paixões.

A salsa ajudou a ultrapassar esta situação porque com ela consigo ter bastante emoção na minha vida e, assim, dedicar a minha total atenção numa relação à construção da amizade e do companheirismo. Talvez porque seja como tu dizes num dos teus posts: "apaixono-me um bocadinho em cada salsa".

Curiosamente, senti agora na pele o que é que as outras pessoas sentiram quando eu as deixei para ir procurar a paixão. É assim a vida!

Esperança: que já tenha aprendido a minha lição e que se avizinhe aí uma relação completa.

Entretanto, vou dançando Salsa!!! :)

20/8/04 14:16  
Anonymous Anónimo said...

Mas porque será que as pessoas não apostam 100% numa relação? Será que lhes falta algo? E se falta não é legitimo que o procurem? Será que é a ideia de felicidade que temos que não está correcta? Será que o que pretendemos é inatingivel...
É tão dificil a vivência diária, somos tão exigentes com o outro, será que pedimos o impossivel? E então na salsa... já focaram alguns dos pontos mais importantes. Seria facil pensar que é optimo partilhar com a/o nossa/o companheira/o o amor pela salsa: que bom ter sempre companhia para sair e com quem dançar... mas não é bem assim, pois não? Nada é linear, tudo se complica quando sentimentos tão fortes se metem no meio...
Eu pessoalmente estou desesperadamente a tentar mostrar à pessoa que amo que posso e quero fazê-lo feliz, basta que ele se entregue só um bocadinho...

20/8/04 15:23  
Blogger Salseira said...

Continuando...

os posts das 5:07 e 3:23 não são meus! Os outros dois são! :)

24/8/04 15:27  
Blogger Salsaholic said...

Apetece-me ser advogado do diabo, pois só ficamos a conhecer bem a Lua quando conhecermos também o seu lado escuro.

Não será também um reflexo dos nossos dias termos vários relacionamentos antes de descobrir um que nos preencha? Não fará sentido saltar de relacionamento em relacionamento em busca de algo que ainda não conseguimos encontrar? E mesmo que um relacionamento nos preencha, isso não quererá dizer que assim seja para sempre?

Ou seja, encontrar pessoas, desencontrar pessoas, ter paixões, ter desilusões, querer mais, não saber o que querer, são reflexos da sociedade em que vivemos. Felizmente, longe vai o tempo em que os casamentos estavam predestinados mesmo antes dos intervenientes largarem as fraldas (ou não haveriam fraldas na altura?). Aliás, sociedades há onde ainda hoje é assim...

Por isso...
Se alguém se refugia no prazer que retira da salsa fugindo aos relacionamentos... ainda bem! Talvez durante esse período evite magoar pessoas com quem se teria envolvido... Quando a altura chegar, acredito que ele não a deixará escapar.
Se alguém termina um relacionamento por causa da salsa, é porque o relacionamento já estaria condenado e sendo assim, não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
Se algum salseiro não sabe o quer dos relacionamentos que tem/vai tendo, julgo que sem a salsa seria muito pior, pois salsar coloca em frente de nós um espelho (maior ou mais pequeno) com o qual podemos sempre ficar a conhecer um bocadinho mais de nós, dando-nos a hipótese de reduzir (mesmo que só um bocadinho) os erros que fazemos por não nos conhecermos.
Se algum salseiro descobrir a sua cara metade na salsa...
Se algum salseiro descobrir uma paixão ao dançar com alguém, dure essa paixão o que durar... isso é mau?!

Já repararam o que estamos a discutir aqui? Estamos a tecer críticas e auto-críticas por ainda não termos descoberto a alma gêmea. Será que ela existe sequer? Será que existe a cura para o cancro? Não estamos nós a tentar chegar ao lado escuro da Lua? Não estamos nós simplesmente, a querer tudo?... E isso estará errado?!

Be... disse que queria ser advogado do diabo e tentei sê-lo. Não concordo obrigatoriamente com muito do que aqui escrevi, mas agora que está escrito, hei-de lê-lo e pensar no assunto em duas ocasiões: quando estiver a dançar e quando não estiver a dançar!

Viva la salsa, viva la vida.

24/8/04 15:38  
Blogger Salseira said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

24/8/04 16:11  
Blogger Salsaholic said...

Salseira...
É verdade, estava apenas a fazer de advogado do diabo.

O melhor de tudo foi tentar escrever esse post e agora lê-lo... relê-lo.. e chegar à conclusão de que estava certo e de que os argumentos que tentei deseperadamente usar não me convenceram... melhor do que acreditar naquilo que sinto é tentar ver o outro lado da Lua... e continuar a acreditar naquilo que sinto!

24/8/04 16:22  
Blogger Salseira said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

24/8/04 16:26  
Blogger Salseira said...

Olha, pela primeira vez fiquei desiludida com um post teu! :(

Não tem nada de mal cada um de nós procurar uma relação que o preencha... é até bom! Também acho que cada um de nós não se deve prender a uma relação que não é completa. Mas é importante saber o que se quer para não magoar ninguém. O que eu sempre critiquei foi o facto de haver pessoas que não sabem o que querem, hoje estão bem e amanhã não, hoje gostam e amanhã não sabem, hoje são uma coisa e amanhã outra. Quando fazem isso magoam e magoam muito!

Se as pessoas ainda não se encontraram então tentem encontrar-se mas tentem mesmo não se escondam atrás da salsa, ou de outra actividade qualquer, a pensar que estão a ser verdadeiros porque não estão! E enquanto não se encontrarem deixem os outros sossegadinhos no canto deles!

Há por aí pessoas muito especiais e muito, muito perdidas e que vão magoando tanto os outros que nem se apercebem que estão a perder chances de viver a sério!

A salsa não pode ser uma substituição e é isso que muitos fazem! A salsa tem que ser um complemento! Nunca disse que alguém deixava alguém pela salsa... isso não faz sentido... apensa disse e repito que há muita gente na salsa que tem medo de viver relacionamentos.

Dizes que se alguém for mesmo especial depois esforçamo-nos por ficar com ela (qualquer coisa assim). Mas e se for tarde demais? É que as pessoas não ficam paradas... se forem inteligentes caminham sempre para a frente!

Viver a paixão é bom! Desde que os dois estejam na mesma sintonia. Desde que um não ache que está a viver mais porque é isso que lhe fazem crer! Desde que ninguém saia magoado no processo!

Acredito que estejas só a fazer de advogado do diabo mas sempre gostei muito de ler o que escrevias porque sou daquelas pessoas que acredita sempre que as pessoas não são todas iguais e tu eras a prova disso: um salseiro que expressa os seus sentimentos com amor!

24/8/04 16:28  
Blogger Salseira said...

Não sei se perceberam mas passou-se alguma coisa com o meu comentário! :(

Assim, o comentário anterior a este é o que deveria estar onde diz que um comentário meu foi apagado.

Ah... o erro foi meu!

24/8/04 16:30  
Blogger Salseira said...

A sério? Estás com mais sorte do que eu... completamente às escuras!

Mas é natural eu não tenho jeito para este tipo de máscaras e subtefúrgios... revelo-me sempre! :) Até é positivo! Sinal que sou verdadeira! ;) Mas tem os seus contras!

Mas, por outro lado, nem tudo o que parece é!!

24/8/04 17:00  
Blogger Salseira said...

Só mais uma coisa: eu, pessoalmente, não procuro a minha alma gémea. Esta, se existir, não se procura. Um dia passa pela nossa vida e só temos que estar atentos para não a deixar fugir!

Até lá, e até porque podemos nunca nos cruzar com ela nesta vida, devemos viver todos os relacionamentos com intensidade. O que eu procuro é um companheiro que esteja comigo enquanto for bom e fizer sentido. Importante é que "seja eterno enquanto dure". Importante é viver com intensidade e com verdade!

E vá lá! Estive a reler o que escreveste e já não me parece assim tão mal... só um bocadinho! Continuo a preferir a versão Lua!

24/8/04 17:04  
Blogger Salseira said...

Lamento mas nem TODOS procuram a alma gémea! Como já o disse antes, eu não procuro... mesmo! Quando precisar que alguém decida por mim aquilo que eu procuro ou não eu aviso! :)

Também não é verdade que quando se termina uma relação as partes achem sempre que foram enganadas e maltratadas! Felizmente, tenho terminado as minhas relações (ou têm terminado comigo) sem ficar a pensar que fui maltratada ou enganada. Terminam porque não dava mais e, dentro dos possíveis e depois do luto, ficamos amigos! Orgulho-me muito disto!

E que tal cada um dizer aquilo que sente e não querer dizer o que os outros devem sentir?!

Quanto a conheceres ou não as pessoas, se não era importante, não devias ter levantado o assunto e assim cada um poderia continuar a falar como lhe apetecesse. Penso que seria essa a ideia do Salsa-holic, que não sei quem é, não sei se conheço ou não e não me parece importante saber. A ideia de um blog passa também por aí: exprimir sentimentos sem nos preocuparmos em que os outros nos conheçam. Se esse deixar de ser o espírito, então talvez deixar de escrever seja o melhor. Não me apetece que as pessoas andem a tirar ilações das minhas palavras!

24/8/04 18:38  
Blogger Salsaholic said...

Gostaria de colocar um ponto de ordem por aqui...

Em primeiro lugar, espero que todos continuem a participar cada vez mais pois este meu blog é também de todos e para todos.

Em segundo lugar, agradeço que não se volte a discutir aqui a identidade dos intervenientes! Cada um assina com o nome que quiser, ou nem sequer assina. Não vou permitir que a riqueza da discussão e debate de opiniões que aqui tem havido se perca em detrimento de "quem é quem"... Caso contrário, terei de desligar a opção de "post a comment" o que iria empobrecer este blog mas evitaria que se tornasse numa "feira".

Quem é quem? Mas o que é que isso interssa?? Aqueles que querem dar a cara, assinam com o seu nome. De certeza que se eu (tal como a maioria de vocês) quisesse que a minha identidade fosse conhecida não assinaria "salsaholic"!

Por favor, vamos manter este blog saudável.

Obrigado

25/8/04 09:48  
Blogger Salseira said...

Conta comigo!

25/8/04 10:33  
Blogger Salsaholic said...

Freedancer... deixa lá...

Numa noite de salsa, tens a oportunidade de dançares com corpos sem salsa, salsa sem mente, mente sem salsa e outras combinações.
Deixa aqui as mentes voarem, abrirem-se e comungarem com a salsa. Se um destes dias te cruzares na pista com uma destas mentes, só tens a ganhar!

Este blog não é uma noite de salsa... Sugiro que se tire o maior proveito dele! Não concordas? Se todos nos conhecessemos, se calhar estavamos a discutir a música da última noite em tal sítio... Já existem fóruns de salsa... A ideia aqui é outra. Onde estaria o valor acrescentado deste blog então?

Espero que continues a abrir a tua mente aqui também ;)

25/8/04 14:41  
Blogger Salseira said...

Cubanita...

Sem querer desancar :)... está a ser dificil largares o assunto, não? Cada um cusca o que quiser longe daqui... aqui tentamos falar de salsa e de alguns assuntos relacinados.

Aliás, o Salsaholic já abriu outro tópico sobre salsa. Não queres dar a tua opinião aí? Assim, ficaremos a saber melhor o que pensas sobre a salsa... Que dizes? Boa?

25/8/04 17:15  
Blogger Salseira said...

Olá Cubanita...

Tens razão: embirrei um bocadinho! :) Se calhar precisamente por não te conhecer!

A sério, tenho vindo aqui escrever aquilo que me dá na gana num momento da minha vida em que ando a passar por muitas transformações. Tenho procurado, com todo o cuidado, não me revelar... o que não é fácil porque me traio facilmente.

A tua insistência de tentar relacionar nomes com nicks "chateou-me" um bocadinho porque, por um lado, tive receio de ter que deixar de ser tão livre a escrever e, por outro, senti que a culpa tinha sido minha por me ter exposto. Ora, ninguém gosta que os outros nos toquem nos pontos fracos e viramos-nos contra eles, que nem sempre têm culpa.

Mas quando erro... admito... Por isso, desculpa alguma palavra mais agressiva! Tou perdoada? :)

26/8/04 09:28  

Enviar um comentário

<< Home