sexta-feira, agosto 06, 2004

Os olhos são o espelho da alma

Hoje, ao ouvir uma salsa do Oscar D'Leon no meu carro, houve uma frase que não me saíu da cabeça... "Os olhos são o espelho da alma".

Esta frase, que não é propriedade da salsa, mas antes da sabedoria popular, levou-me a pensar de que forma a salsa, como laboratório da vida, nos revela os olhos e a alma dos salseiros(as)...

Decidi dividir os salseiros consoante a forma como olham para o par enquanto dançam e daí extrapolar para o espelho da alma!

O salseiro(a) que não olha para o par enquanto dança.
Por vezes, vêem-se salseiros que enquanto dançam olham para a "plateia" para aferirem a quantidade de espectadores que estão atentos; olham também muito para o seu próprio corpo emquanto dançam e por raras vezes (talvez sem querer) cruzam o olhar com a pessoa que por acaso está ali a dançar com ele. Aqui não há olhar. Para mim, aqui também não há alma. Sugestão: "olha, carregaste no botão errado! Esse diz EGO; era suposto carregares no outro ao lado, que diz ALMA! Corrige lá isso"

O salseiro(a) que não tira os olhos do par.
No lado oposto ao anterior estão aqueles que desde o primeiro ao último compasso olham fixamente para o par, alterando um sorriso com um olhar mais sério. Fico sempre na dúvida se esses querem de facto espelhar totalmente a alma para que o par possa ler a totalidade do seu ser ou se estão a fazer um "jogo de espelhos", isto é, projectar conscientemente uma alma que não é a que têm, mas a que gostariam de ter... "Eu não sou assim como me estou a mostrar, mas gostava..."

O ponto de equilíbrio?!
Algures entre estes dois extremos, temos aqueles salseiros(as) que olham para o par, transmitem aquilo que sentem, mas projectam também o olhar para o espaço, criando um aura onde a alma é de facto projectada plenamente. Sugestão: quando acabar a música, sugerir que se continue a dançar mais uma!

Esta não é uma análise do comportamente do salseiro através do seu olhar, mas apenas uma concretização de "os olhos são o espelho da alma".

E eu... quererei eu espelhar a minha alma nos meus olhos? Ou será que tento projectar aquilo que gostaria de ser? Ou então... será que consigo controlar alguma coisa que os meus olhos espelhem?! Duvido e ainda bem.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez gostei do teu texto!

Acho que fizeste uma boa divisão! O Ego, a Máscara e a Alma... assim chamaria a cada uma das versões! :)

O Ego: há tantos e tantos! Eu própria admito que, por vezes, também gosto de saber que me estão a observar. Faz bem ao Ego!

A Máscara: também há alguns! Porque é que as pessoas gostam de parecer aquilo que não são? O que ganham? Mais tarde ou mais cedo revelam-se e aí perdem mais do que se se revelassem logo de início.

A Alma: é tão bom dançar com alguém que nos mostra a Alma! Eu procuro dançar sempre assim mas nem sempre dá. Há algumas pessoas a quem não mostro a Alma, não porque queira parecer outra coisa mas porque só entra cá dentro quem eu quero e não quem quer! Mas não nos enganemos, há algumas pessoas que parece que nos estão a mostrar a Alma e, na realidade, estão a colocar outra máscara, ainda mais sofisticada que a primeira. Entram no tipo Falso!

Concordas?

Mas dançar sem Alma, sem Paixão, não é dançar... é fazer passos. Não se pode analisar a salsa sem Paixão, pois não?

6/8/04 10:30  
Anonymous Anónimo said...

Ainda sobre a divisão que fizeste... mais a minha achega.

E se o facto de as pessoas não olharem para nós se dever a timidez?

E se as pessoas não estão a utilizar nenhuma máscara e estiverem só a tentarem... seja lá o que for?

E se as pessoas não são falsas mas apenas ainda não sabem o que são porque ainda não se encontraram?

E se...

:)

6/8/04 17:51  
Blogger Salsaholic said...

Para além dos 3 casos que referi (Ego, Máscara e Alma) muitos outros ficam por analisar... Provavelmente seria impossível referenciá-los a todos!

No entanto, julgo que as 3 situações apresentadas estratificam bem "os olhos são o espelho da alma". Outras situações ficarão talvez pelas receitas de culinária, do tipo “½ ego, uma pitada de Máscara e Alma qb”...!

É verdade que haverá muitos casos que vagueiam erraticamente por entre estas definições, mas esses são talvez aqueles cujos espelhos não estão definidos. Muitos de nós ainda não nos conseguimos encontrar, muitos de nós nunca nos encontraremos; desta forma, quando a alma está perdida no meio de nós, não é possível que “os olhos sejam o espelho da alma”... podemos classifica-los como “Turvos”.

Mas, em vez de tentar classificar os Turvos, prefiro esperar que a salsa contribua para que eles se encontrem...

9/8/04 09:35  
Blogger Salseira said...

Meus! :)

24/8/04 15:29  

Enviar um comentário

<< Home