quinta-feira, julho 22, 2004

A atitude do sonero

Hoje (como quase sempre) tenho passado o dia a ouvir salsa! Apetece-me escrever um pouco sobre a notória relação entre a letra e a música...

Esta relação excede o mundo da salsa, mas julgo que excede também o mundo da música e pode aplicar-se ao meu dia a dia. Uma salsa (ou son) mais lenta, mais sensual bem como uma salsa (ou son) rápida e enérgica, têm sempre uma letra a condizer. Nada como dar dois bons exemplos:
Salsa rápida e enérgica: Ray Barretto - Indestructible
Salsa lenta, sensual: Compay Segundo - Morir de Amor

Não consigo imaginar a letra do Morir de Amor numa salsa rápida, nem a enérgica letra do Indestructible num son bem sensual... Até aqui tudo bem... A ligação que eu faço é a seguinte: sendo eu o sonero da minha vida, quantas vezes terei bloqueado um momento de grande energia ao vivê-lo de forma mais lenta e pausada ou por simples letargia? Quantas vezes terei desperdiçado um momento íntimo e envolvente por um excesso de energia ou por querer vivê-lo a correr?

Ao ouvir uma música atrás da outra, tento sentir a harmonia entre ritmo e letra; ao viver um momento após o outro, serei capaz de ter a atitude do sonero?