A esfera da intimidade
Uma das interessantes características da salsa é a permeabilização do nosso espaço. Dia após dia, ano após anos, é costume transformar a nossa esfera de intimidade (o espaço que nos rodeia) numa rígida jaula. O contacto com outros é regra geral bastante reduzido. Ora, tal como todos os nossos outros sentidos, o tacto é parte integrante do nosso ser.
É também através do tacto que conhecemos melhor os outros, que nos relacionamos com eles. O tacto também se desenvolve, educa e evolui.
A nossa esfera de intimidade, muitas vezes tornada rígida e inflexível, descobre na salsa um novo mundo onde o tacto se torna uma moeda de troca.
Quando muitas vezes só alguém por nós eleito penetra a nossa esfera de intimidade, ao dançar descobrimos uma nova forma de permeabilização. Interagir com o par de forma tão intensa e porém tão desprovida de outras intenções é uma riqueza ímpar.
Nesta perspectiva, a salsa servirá certamente de psicanálise para muitos de nós; uma terapia de grupo, uma ida ao psicólogo.... uma salsa!
Já li muitas vezes “quem dança salsa... é mais feliz”. Verdade!

2 Comments:
Primeiro deixa-me felicitar-te por teres criado este blog, que eu saiba é o primeiro. Prometo vir visitá-lo e divulgá-lo o mais que puder.
Não posso concordar mais contigo. Eu acho que sou um bom exemplo disso. Quando me separei da minha ex-namorada à cerca de dois anos, tinha duas opções. Ou viver enclausurado durante um tempo amargando a minha situação a cada dia que passava, ou encontrar rapidamente um nova paixão, não necessariamente humana. A salsa arrebatou-me por completo e foi através dela que não me "enjaulei" e que dei por mim a conhecer pessoas novas e sobretudo a descobrir em mim próprio o óptimo que é interagir com alguém, o deixá-lo invadir o meu espaço, o meu íntimo. Uma vez ouvi um músico dizer algo assim: "Nós tocamos para vocês, por isso vos peço dancem vocês para nós". Quando dançamos eu danço com e para o meu par e espero que ele faça o mesmo comigo. É sobretudo uma comunhão de paixão pela salsa. Boas voltas e parabéns uma vez mais. Continua
Fico feliz por saber que a salsa contribuiu para não te enjaulares! No entanto, deixa-me dar-te um conselho: apesar de teres descoberto esta nova paixão "não humana", podes usá-la para descobrires uma nova paixão "humana".
A salsa dá-nos muitas vezes uma nova sensação de liberdade, uma nova comunhão com o nosso corpo, o nosso ser. É, em determinada medida, uma nova forma de estar na vida! Se te sentes mais feliz e mais próximo de ti, estarás de certeza mais receptivo a uma paixão "humana" que esteja em sintonia contigo...
Muitas vezes, apaixonamo-nos por pessoas que depois chegamos à conclusão não estarem em sintonia connosco; isto acontece principalmente porque estamos enjaulados dentro da nossa "gaiola de vidro" e muitas vezes mostramos ser aquilo que não somos na verdade....
Quem sabe, com a salsa, tu mostres quem és de facto no teu dia a dia e possas vir a ter o melhor dos dois mundos: uma paixão "não humana" e uma paixão "humana" que te completem!
Boa salsa... boa sorte...
Enviar um comentário
<< Home